FORMAÇÃO PARA CRIANÇAS E BEBÉS

 FORMAÇÕES PARA BEBÉS

Danças de mamã e bebé!
“Danças de Mamã e Bebé” são oficinas ou aulas regulares de dança para Mães e Bebés dos 3 aos 36 meses.
Nestas aulas de dança, propomos exercícios específicos para trabalhar a coordenação, a postura, a respiração, a agilidade, o ritmo, a percepção espacial e outros que permitem desenvolver, de forma natural e integrada, toda a musculatura corporal.
“Danças de Mamã e Bebé” além de propiciar uma vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto. “Danças de Mamã e Bebé” é um momento privilegiado com a criança, que favorece e consolida a ligação entre a mãe e o bebé.


Plano das aulas
Cada aula é composta pelos seguintes elementos:
Aquecimento: Exercícios para alongamento e flexibilidade, força, coordenação, alinhamento e articulação.
Estudos de Movimento: Explorar ideias físicas que envolvem a imaginação. Sintonizar a consciência a estímulos musicais e direcções no espaço. Estimular a exploração criativa independente, introduzindo, história, personagens, objectos ou ambientes para envolver a imaginação com a fisicalidade.
Dança: com os bebés nos braços (ou num carregador), cantar e dançar músicas tradicionais e contemporâneas participando, imitando e seguindo ritmos e melodias de diversas partes do mundo, dentro de um grupo.
Relaxamento: Técnicas de Massagem, canções de embalar e momentos de "ser apenas" que proporcionam uma disponibilidade e presença sem esforço, infundindo o espírito de paz e sintonia entre mãe e bebé.



FORMAÇÕES PARA CRIANÇAS E JOVENS
Oficinas ou aulas regulares que pretendem promover a sensibilização cultural e ambiental em crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, centrando-se nos seguintes objectivos:
·    Sensibilização para o respeito pelas diferentes culturas do mundo, focando-se nas diferentes expressões culturais dos diferentes continentes
·     Contribuir para o desenvolvimento da expressão artística e coordenação motora, utilizando a expressão corporal e a dança como meio de comunicação,
·     Estimular e desenvolver o gosto pela música, privilegiando os ritmos tradicionais

Pais e Filhos a Dançar!

Esta actividade é direccionada para pais e filhos que queiram partilhar um momento de alegria e de prazer, dançando danças tradicionais em grupo ou até mesmo em pares.
Num rodopio de vivências, iremos percorrer os quatro cantos do mundo, em busca de danças perdidas, e resgatá-las para um mundo mágico de euforia.
São todos bem-vindos para bailar!
PAIS E FILHOS A DANÇAR! pretende a espontaneidade e a vivacidade que encorajam os pais a utilizar a sua habilidade criativa, de modo a entenderem a relação directa entre a mente e o corpo, além de propiciar uma vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que ambos os pais são sempre bem-vindos).
Estas oficinas são criadas para os pais compartilharem tempo lúdico de qualidade com o seu filho enquanto beneficia do prazer de se mover.
Público – alvo: dos 3 aos 5 anos; dos 6 aos 9 anos; acompanhados pelos pais
Espaço a utilizar: sala de aulas; salão polivalente; jardim

Mundo a dançar!

Nesta actividade de Danças Tradicionais do Mundo, iremos viajar em busca das danças tradicionais de cada região dos diferentes continentes.
No final, ficaremos a conhecer melhor os usos e costumes dos quatro cantos do nosso planeta.
Vai um pezinho de dança?

Alguns exemplos: 
EUA – Madison
AUSTRÁLIA - Barn Dance-Heel Toe
JAPÃO – Tanko Bushi
BRASIL – Ciranda
EUROPA – Polka do Ramon
POLINÉSIA – Hoe Ana
Nesta actividade existe a possibilidade de criar cursos temáticos direccionadas para um país ou uma região à escolha, de forma a catalisar as expressões corporal e criativa através da aprendizagem da cultura escolhida.
Público – alvo: dos 3 aos 5 anos; dos 6 aos 9 anos; dos 10 aos 13 anos; dos 13 aos 18 anos
Espaço a utilizar: sala de aulas; salão polivalente; jardim

 
Portugal a Dançar!
Nesta oficina de Danças Portuguesas, as crianças irão viajar em busca das danças tradicionais de cada região de Portugal.
Saltaremos ao som de um “Malhão”, roubaremos o par ao outro numa “Dança do Pau”e imitaremos o dobar do linho numa “Dubadoura”.
E no final, ficaremos a conhecer melhor os diferentes usos e costumes do nosso país.
Vai um pezinho de dança?
Público – alvo: dos 5 aos 9 anos; dos 10 aos 13 anos
Espaço a utilizar: sala de aulas; salão polivalente; jardim


Europa a Dançar!
Nesta oficina de Danças da Europa, as crianças irão viajar em busca das danças tradicionais de cada região da Europa.
No final, ficaremos a conhecer melhor os usos e costumes dos diferentes países do continente europeu.
Vai um pezinho de dança?
Actividades temáticas direccionadas para um país ou uma região à escolha
Expressão corporal e criativa através da aprendizagem da cultura escolhida
Público – alvo: dos 5 aos 9 anos; dos 10 aos 13 anos
Espaço a utilizar: sala de aulas; salão polivalente; jardim


OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DANÇAS DO MUNDO

Popolo e a Andorinha Yuri!

Nesta oficina, as crianças terão a oportunidade de utilizar a expressão corporal e musical como veículo para o imaginário e a criação, tendo sempre como base a educação ambiental e a sensibilização cultural.
Nesta oficina, iremos viajar com a andorinha Yuri e o menino Popolo por todos os continentes do planeta Terra. Em cada partida, Popolo irá sensibilizar as crianças para a preservação do ambiente, começando pela poupança de água, e passando pela poluição e pela extinção das espécies.
Quando chegarmos a um novo continente, a dança impera. Da América à Ásia, passando pela Europa e pela África, nesta oficina as crianças poderão aprender danças tradicionais dos quatro cantos do mundo, direccionadas para as diferentes faixas etárias.
Iremos embarcar, como músicos, bailarinos ou até mesmo actores, numa viagem à volta do Mundo, onde todos terão lugar!

Público – alvo: dos 3 aos 9 anos
Espaço a utilizar: salão polivalente; jardim; espaço natural


Danças na natureza
 

Esta oficina baseia-se no conceito de Pedipaper na Natureza, onde as crianças são o motor das actividades.
Na busca de pistas naturais, as crianças irão simultaneamente conhecer a fauna e a flora da região e, através de jogos, descobrir diferentes danças e histórias ancestrais das diferentes culturas do mundo.
Cada vez que encontram uma pista, nova dança e novas histórias surgem, sempre relacionadas com a planta ou o animal encontrado.
Esta oficina pretende sensibilizar para a importância da conservação da natureza, do ambiente e do planeta.
Perdendo-se na natureza, as crianças vão encontrar um mundo de fantasia!

Público – alvo: dos 7 aos 13 anos
Espaço a utilizar: jardim; espaço natural; reserva ou parque natural