SOBRE MIM

Diana Azevedo, 1979
Bailarina, coreógrafa e professora, violinista 





“ De raízes minhotas e açorianas, Diana Azevedo traz a chula e o vira no sangue. Em criança dançava a Chamarrita com a avó açoriana que tocava guitarra portuguesa, ia com a família aos arraiais de folclore minhoto e aos 6 anos iniciou a sua formação em Ballet e em Violino. Diana dedica-se à promoção da cultura tradicional e ao ensino e pesquisa etnográfica de danças de várias regiões do mundo, em especial das culturas da Europa, trabalha com diversos grupos de música e exerce funções de direcção na Associação Cultural Popolomondo. Diana adapta as danças portuguesas ao conceito de baile actual mantendo o passo base mas acrescentando uma nova coreografia com o seu cunho pessoal: “As danças tradicionais, são um mundo que nunca acaba, uma investigação para toda a vida”, destacando-se a realização do documentário “O Grito da Chula” sobre o folclore, as tradições orais e as plantas medicinais da Serra da Aboboreira.
Perguntando-lhe sobre um momento marcante na vida enquanto criadora feminina, Diana Azevedo respondeu: “ Vieram-me à mente os momentos mais simples, aqueles que parecem que não significam nada mas que são muito bonitos” e contou a história da D.Aninhas, uma pastora nos seus oitenta anos, analfabeta e com uma grande sabedoria sobre plantas que Diana conheceu no cimo da serra e a quem lia a correspondência, “Olhas os olhos dela e vês o mar, a terra, o céu. (…) Desci a montanha a chorar de felicidade de ter conhecido aquela mulher.”
In A Manta das Histórias, Histórias aos Retalhos, de Joana Rita
Aos 6 anos de idade iniciou a sua formação em dança e música, finalizando em 1992 o 6º Grau de Ballet Clássico da Royal Academy, e em 1996, o 4º Grau de Conservatório em Violino. Desde 1997, descobre uma paixão pelas danças tradicionais, dedicando-se à recolha e pesquisa etnográfica de danças de várias regiões do mundo, com enfoque sobre as culturas da Europa.
Desde 1997, em danças tradicionais, destaca formações em Portugal com: Maurizio Padovan - Faculdade de Musicologia da Universidade de Pavia (Itália), Sophie Kalisz (Bélgica), Isabelle Guebergny (França), Mirjam Dekker (Holanda), Mercedes Prieto (Espanha), Galandum Galundaina (Portugal), Mónica Sava (Itália), Dobranotch (Rússia), Myrian Svabo (França) e Prisca Diedrich (Alemanha). A nível internacional, destaca formações com: Peter Piszczatowski  - Janusz Prusinowski Trio (Polónia), Olena Yeremenko e Dana Bonchuk - Burdon Folk Band (Ucrânia), Marina Piškorić – Lado( National Folk Dance Emsemble of Croatia), Tullia Gibescu (National Dance Center of Bucharest – Roménia), Javier Muela (Espanha) e Koen Dhont (Bélgica).
Desde 1999 é professora de danças tradicionais, desempenhando funções em diversas instituições: E-Learning Café da Universidade do Porto, Teatro Aveirense (Aveiro), Centro de Formação Cultural do Contagiarte (Porto), Artâmega – Academia Profissional de Artes do Marco de Canaveses, Academia de Artes de Chaves, Escola de Música de Perosinho (Vila Nova de Gaia), Escola Variações e Movimentos (Marco de Canaveses), Contacto – Centro de Terapia Comportamental de Aveiro, Total Fitness (Porto), Yoga House do Porto, 555 – Associação Cultural (Porto) e Nascidos para Amarte (Porto)
A partir de 2009, foca o seu percurso na Formação de Formadores, tendo vindo a leccionar Cursos de Formação direccionados para docentes de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), e na Formação para crianças e jovens, leccionando cursos ao abrigo do programa Progride (Programa para a Inclusão e Desenvolvimento) e do projecto Gigas (Instituto da Droga e Toxicodependência, no domínio da prevenção primária).
Actualmente, exerce funções de presidente da direcção na Associação Cultural Popolomondo  dedicando-se à organização de cursos e eventos promotores da cultura tradicional, destacando entre outros o Festival Byonritmos, o Ciclo de Bailes Folk do Contagiarte, entre outros. Actualmente lecciona aulas de Danças Tradicionais no Centro de Formação Cultural do Contagiarte e no Lagarteiro e o Mundo, ambos no Porto, na Oficina de Teatro em Vila Real e na Escola de Música de Perosinho, em Gaia.
 Nas artes performativas, desenvolve a sua actividade actualmente com os grupos de baile Karrossel e Dunya e o grupo de Dança Inclusiva Síncrone.